No dia 5 de novembro de 2009, participei como ouvinte do I Fórum de Avaliação da Baixada Fluminense.
Nesse dia foram discutidos vários assuntos, entre eles a avaliação. Neste sentido avaliar ganha vários significados, como por exemplo: avaliação somatória, avaliação do projeto pedagógico da escola e adequá-lo a realidade daquelas pessoas que estão envolvidas nela, avaliação do trabalho que esta sendo realizado com os alunos e saber se esta funcionando ou se precisa mudar alguma coisa e a avaliação do aluno. Avaliar o aluno serviria entre outras coisas para conhecer o aluno e saber quais são seus anseios, traçar linhas orientadoras para que o aluno possa alcancar o conhecimento que ele precisa ter.
Em relação a avaliação do aluno, os convidados participantes debateram sobre qual deveria ser o principal motivo da avaliação.
Para eles a avaliação deve ter como principal motivo descobrir o que o aluno não conseguiu aprender para que a partir dessa constatação ajudar o aluno a avançar no seu aprendizado.
Sendo assim a avaliação ganha outro significado, pois deixa de ser aquela avaliação que serve apenas para aprovar ou reprovar o aluno que conseguiu ou não adquirir todos os ensinamentos que o professor passou ou quis passar para ele e passa a servir como um meio de diagnosticar o que o aluno não conseguiu aprender e por qual motivo e assim criar meios para ajudá-lo a adquirir o tão esperado conhecimento.
Os debatedores colocaram que é muito importante para aqueles alunos que não estão conseguindo acompanhar o resto da turma, que haja uma recuperação paralela durante todo o período do ano letivo, não deixando para sanar as dúvidas do aluno só no final do ano, pois dessa forma diminuirá e muito o fracasso escolar.
Em conformidade com o assunto tratado no fórum, o Portal do Professor traz uma reportagem que fala sobre avaliação.
Esta reportagem cita o caso da Escola Estadual Professor Luiz Antônio Côrrea Oliveira no estado de Minas Gerais. Nessa escola semanalmente cada professor se reúne com a equipe pedagógica para discutir o andamento das atividades escolares, nessa reunião são levantadas as principais dificuldades e apontadas novas ações. A diretora dessa escola diz que o acompanhamento semanal facilita o alcance da meta estabelecida no início do ano e que, é feita uma avaliação contínua, diagnóstica e processual, pois dessa forma consegue descobrir os pontos fortes e fracos do projeto e que conforme o desempenho dos alunos é elaborado plano de intervenção pedagógica que pode ser feito até mesmo individualmente ser for necessário.
Observação: a minha reflexão sobre este assunto foi feita em relação ao que eu ouvir no Fórum e também sobre o que li no site Portal do Professor:
Marluce, sua reflexão sobre o fórum ficou muito interessante. Participar desses eventos é importante para que possamos aprofundar nossos olhares e pensamentos sobre determinados assuntos. Sobre a reportagem do portal do professor, você fez um vínculo com o assunto. Se puder apontar mais alguns elementos sobre avaliação, creio que ficaria muito bom. Ivan
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