quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Segundo a Lei nº 11.274/06, 2010 é o ano limite para que as escolas brasileiras implantem definitivamente o ensino fundamental de nove anos. Esta Lei preve que o ensino fundamental seja dado na idade compreendida entre os 6 anos de idade até aos 14 anos para aqueles alunos que não ficarem retidos em nenhuma das séries.
Nessa nova modalidade de ensino crianças a partir dos 6 anos de idade terão direito a uma vaga na educação básica, porem é importante lembrar que até a presente data 6 de dezembro de 2009 para a criança entrar no ensino fundamental é necessário que ela tenha 6 anos de idade completos até o dia 31 de março do ano letivo caso contrário ela só poderá ingressar no ensino fundamental no ano seguinte quando já terá seus 7 anos de idade.
É de suma importância que a escola esteja preparada para receber esse aluno, pois assim ele terá um melhor aproveitamento desse acréscimo de 1 ano na sua educação.
Para isso é importante que o espaço físico da escola seja organizado de forma a privilegiar a formação do aluno tanto na aquisição do aprendizado passado pela escola quanto na sua socialização.
Os currículos e programas escolares devem ser trabalhados de forma que contemple também esse aluno. Nesse programa, novos conteúdos e práticas devem ser ajustados à idade do aluno tornando assim o seu aprendizado muito mais interessante e significativo.
Também é importante que haja a capacitação do professor para receber esse aluno de 6 anos, pois assim ele entenderá as capacidades e limites do aluno, cooperando para um maio aprendizado.
Outra questão a ser pensada é a forma como os horários das disciplinas vão ser organizados e também a forma como o aluno vai ser avaliado, lembrando sempre que essa criança só tem 6 anos e que para a maioria das crianças que vão ingressar no ensino fundamental esse vai ser seu primeiro ano na escola.
Para maiores informação o portal abaixo está a disposição.

2 comentários:

  1. Você pontuou bem os tópicos mais importantes que devem ser levados em conta na implantação do ensino fundamental de nove anos. Seria interessante que você fizesse uma reflexão sobre os documentos que discutimos em sala...

    ResponderExcluir